Relatório MEDE Habitação

A meta para atingir a sustentabilidade do planeta é o ano de 2050, para atingir a neutralidade carbónica. A Europa coloca-se na liderança da agenda ambiental, e com esse objetivo têm surgido sucessivos documentos que apresentam metas cada vez exigentes. Na Europa, Portugal foi em 2016 o primeiro país, na conferencia das Nações Unidas, a assumir o compromisso da Neutralidade Carbónica até 2050. A Comissão Europeia apresentou em julho de 2021 um pacote legislativo aos Estados membros, o, “Fit for 55”, para garantir que os estados-membro cumprem a meta climática para 2050. O principal objetivo deste pacote é a da redução das emissões com medidas de preservação da natureza, em pelo menos 55% até 2030. Este pacote conterá pelo menos 12 novas propostas climáticas sendo a próxima fase do Pacto Verde Europeu, um manual de instruções que visam através da eficiência energética, cumprir as ambições climáticas.

A Europa está apta a se tornar o primeiro continente neutro em termos climáticos até 2050.

1. Portugal encontra-se no “bom caminho” para conseguir energia mais limpa, e é líder europeu na transição energética verde, os instrumentos necessários à mudança de paradigma existem e estão consolidados, e conseguiremos atingir os objetivos propostos para os próximos 30 anos se apostarmos na renovação do parque edificado. E temos razões para acreditar que com os fundos provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), surge uma oportunidade única de investimento garantidos para os próximos anos.

2. O Programa insere-se no âmbito do PRR e aposta na eficiência energética dos edifícios como prioridade para a recuperação económica alinhada com a transição climática, prevendo a renovação dos edifícios com uso de materiais mais sustentáveis e reciclados de forma a tornar o seu uso mais eficiente a nível energético e a melhorar o desempenho ambiental.

3. A renovação do edificado terá que ser pensada pelos Peritos Qualificados pela Adene (PQ) no âmbito dos processos de certificação Energética, para planear e dotar de soluções, que visem a promoção de condições de conforto térmico e de qualidade do ar interior, reduzindo as necessidades de consumo energéticos dos edifícios.

Relatório MEDE Habitação

75,00 

Recolha de dados

Os dados obtidos irão ser utilizados para preparar a análise do estado do imóvel e a partir desse ponto trabalhar soluções de melhoria da eficiência energética e hídrica.

Análise de dados

Os dados obtidos terão tratamento confidencial, restrito e servirão para identificar:
– Melhorias com maior caráter de validade;
– Maior sustentabilidade técnica e económica;
– Simplicidade de execução;

Soluções

Serão apresentadas soluções com base nos dados recolhidos e identificadas no relatório. Visam apresentar caminhos que possam ser estabelecidos com vista a uma melhoria da eficiência energética e hídrica e de conforto térmico do imóvel, visando a redução da fatura de energia de consumos de água.

Energia Limpa. Renovável. Eficiente. Humana.

“Temos a chave para o bem-estar e a eficiência energética. A inovação contribuiu para uma forma mais saudável e consciente de viver com o foco de beneficiar o meio ambiente.”

Fale com um especialista